16 de jun de 2013

Natureza "FAB"

Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.
Aristóteles
*
Natureza
*
4º ano A , "FAB"













Natureza - "Newton Reis"

Toda a arte é imitação da natureza.
Sêneca
*
3º ano E , "NEWTON REIS"
*






O dia Ecologia, 05 de junho
Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição.1 As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente.
A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

Reescrita: Meio-dia de Olavo Bilac

EMEF.General Newton Reis
3º ano E - À noite
*
A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo?
*
Reescrita: Meio-dia de Olavo Bilac
Meio-dia 

Olavo Bilac

Meio-dia. Sol a pino.
Corre de manso o regato.
Na igreja repica o sino;
Cheiram as ervas do mato.

Na árvore canta a cigarra;
Há recreio nas escolas:
Tira-se numa algazarra,
A merenda das sacolas.

O lavrador pousa a enxada
No chão, descansa um momento,
E enxuga a fronte suada,
Contemplando o firmamento.

Nas casas ferve a panela
Sobre o fogão, nas cozinhas;
A mulher chega à janela,
Atira milho às galinhas.

Meio-dia! O sol escalda,
E brilha, em toda a pureza,
Nos campos cor de esmeralda,
E no céu cor de turquesa...

E a voz do sino, ecoando
Longe, de atalho em atalho,
Vai pelos campos, cantando
A Vida, a Luz, o Trabalho!







Reescrita: Meio-dia de Olavo Bilac

EMEF.General Newton Reis
*
3º ano E
*
"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada."
ClariceLispector














Reescrita


A reescrita é imprescindível na produção de textos, para desenvolver o aprendizado no processo da escrita; possibilita a releitura; o refazer para tornar o texto mais belo; dar sentido, comunicar.

Reescrever para melhorar o texto; reescrever para tornar claro o que se pretende dizer; desenvolver o senso crítico e aprender mais sobre as possibilidades da língua.

A reescrita tem o objetivo de organizar o texto de acordo com o gênero; reescrevendo o aluno transforma o texto, pois implica mudar, cortar palavras, organizar aprimorando a competência discursiva.

Reescrever a partir de bons textos; escritores; poetas que inspirem a beleza dos gêneros textuais para ampliar o conhecimento, se descontrair; viajar através da leitura; expressar opiniões, sentimentos, etc.

Ler, reler, escrever, revisar, reescrever.

*

Olavo Bilac
Roda de conversa sobre o Príncipe dos poetas

Leitura o poema: Meio-dia
Leitura Colaborativa

Palavras no poema
O sentido de palavras destacadas

Os versos e estrofes do poema

O Sol ao meio-dia
As escolas no período da manhã

Declamar o poema

Produção
Reescrita do Poema: Meio – dia de Olavo Bilac


Reescrita: O auto-retrato de Mário Quintana - FAB

EE.Força Aérea Brasileira
*
Reescrita: O auto-retrato de Mário Quintana
*
O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido.








 Confecção de porta retratatos em EVA para o dia das Mães

 Confecção de porta retratos com revistas, aula de arte, professora Monica