10 de abr. de 2009

Ler, escrever, revisar - Hipóteses no processo de alfabetização




Amar é ter um pássaro pousado no dedo.
Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que,
a qualquer momento, ele pode voar”
Rubem Alves


















"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia.
Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
[
Lao-Tse ]




































hipótese pré silábica
*

















hipótese alfabética
*



CARACTERÍSTICA DE CADA TIPO DE TEXTO

Na Alfabetização o trabalho com textos é essencial. Já ouvi alguns colegas criticarem o método, alegando que não adianta nada dar um texto para uma criança que ainda não sabe ler. Logicamente você não "forçará" o aluno a ler um texto, você lerá para ele e juntamente com ele. Ler o texto inúmeras vezes é o ponto chave para o sucesso dessa prática. Grifar, sublinhar, discutir...e somente depois trabalhar os fonemas, sílabas, frases, palavras...
Abaixo segue algumas considerações sobre tipologias textuais.
TEXTOS NÃO- VERBAIS
Os textos não- verbais (a pintura, a escultura, a fotografia, a música, a mímica, a música, a dança, etc.) são formas de linguagem utilizadas pelo homem para representar o mundo: exprmiri pensamentos e emoções; comunicar e influenciar as pessoas. Proporcionando aos nossos alunos o contato com este tipo de texto, é possível:
Ampliar o seu niverso cultural;
Mostrar diferentes formas de linguagem, e de expressão;
Mostrar que a arte utiliza a linguagem para fins estéticos, para criar o belo;
Desenolver a habilidade de observação tão necessária à escrita;
Preparar o aluno para a leitura de outros textos: literários (narrativas, poesias, histórias em quadrinhos) e publicitários que utilizam amplamente os recursos da linguagem não -verbal;
Principalmente trabalhar com as emoções, com as sensações, com os sentimentos - "conteúdos" tão ausentes da sala de aula nos últimos anos.
BILHETE
O bilhete é uma mensagem curta, trocada entre as pessoas, para pedir, agradecer, oferencer, informar, desculpar ou perguntar. O bilhete é composto normalmente de: data, nome do destinatário antecedido de um cumprimento, mensagem. despedida e nome dp remetente.
CARTA
A carta possui um texto semelhante ao do jornal. Mas, enquanto o texto da carta é pessoal, o do jornal é coletivo. Porém, ambos têm o mesmo objetivo: transmitir idéias e notícias. Uma carta deve conter:
Nome da cidade onde está a pessoa que escreve e data;
Nome de quem vai receber a carta, acompanhado de uma expressão simpática;
Assunto;
Despedida;
Nome de quem escreveu a carta.
Para sobrescritar o envelope, é necessário colocar, na frente, o nome do destinatário, endereço, cidade, estado e o CEP e, no verso, os dados do rementente.
CARTAZ
Frequentemente, nas ruas, casas comerciais, cinemas e teatros deparamo-nos com cartazes, que são textos breves em cartolinas, cartões, outdoors, feitos especialmente para promover um lugar, um produto, uma atividade, um personagem. O cartaz contém informações essenciais, como o evento promovido, o lugar e a data de sua realização, para assegurar que o anúncio vai ser imediatamente compreendido. A efetividade depende, em grande parte, do uso das cores, da diagramação, da tipologia selecionada, do tamanho das letras que permita sua leitura a distância. A espacialização do texto sobre o papel e as imagens são recursos de fundamental importância nesse tipo de texto.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Uma das intenções deste tipo de texto é provocar riso utilizando os recursos da língua e imagens que alteram ou quebram a ordem natural dos acontecimentos. Os recursos utilizados com maior frequência nestas histórias são a ironia, a caricatura e a sátira. A linguagem utilizada é econômica, ou seja, as frases são muito curtas. Outro recurso muito usado são as onomatopéias (palavras que procuram representar algum tipo de som ou ruído). Além disso ainda há o traços fisionômicos, o corpo das letras, os formatos dos balões entre outros.
TEXTOS INFORMATIVOS
Este é provavelmente é o texto mais utilizado em sala de aula. Escritos com a intenção de informar o leitor, esses textos, sempre trabalharam faots: quem faz o quê, onde, quando, etc. Jornais, revistas e noticiários estruturam-se basicamente com informações. Como na vida a quantidade de informãções do dia-a-dia é imensa, também é extremamente variada a linguagem desses textos. Para fins didáticos, podemos entender texto informativo como aquele que tem por objetivo central informar faots ao leitor. É o tipo de texto que encontramos frequentemente a informação técnica, publicitária, científica, cultural, etc e ocupa um grande espaço na vida moderna.
INSTRUCIONAIS
O objetivo deste tipo de texto é mostrar detalhadamente a maneira de se realizar uma tarefa, como o preparo de uma receita, a utilização de um microondas e as regras de um jogo. A linguagem utilizada é de fácil compreensão e indica a sequência a ser seguida para a realização da tarefa. Esse tipo de texto apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer). As instruções são iniciadas com verbos no modo imperativo (misture, junte, acrescente, etc.) ou por construções com verbos no modo infinitivo (misturar, juntar, acrescentar, etc.). Os verbos aparecem acompanhados por advérbios ou locuções adverbiais que expressam o modo como devem ser realizadas determinadas ações (lentamente, rapidamente, devagar, etc.). É um texto que exige muita precisão, pois qualquer troca ou falta de um dos materiais ou ingredientes causa problemas na execução da tarefa. As listas que usamos para fazer compras, são semelhantes em sua construção. Apresentam substantivos acompanhados de numerais.
TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Esse tipo de texto talvez seja aquele com o qual os nossos alunos mais se deparam no seu dia-a-dia. Ensiná-los a interpretá-los, a perceber a sua intencionalidade, bem como a riqueza de recursos nele contidos pra que os alunos possam utilizá-los. O texto publicitário combina a imagem com a mensagem, ampliando, dessa forma, o seu significado. Este tipo de texto sugere implicitamente (nas entrelinhas) que o leitor compre alguma coisa. Por isso, são textos inteligentes, estratégicos, criativos, com recursos linguísticos muito bem utilizados para atingir o seu objetivo de convencer, persuadir, sem explicar a intenção de vender. Este tipo de texto usa frases imperativas (faça, use, tenha, beba, dê). A publicidade usa frases curtas, de fácil assimilação. Os elementos centrais desses textos são: consumidor (quem compra o produto), anunciante (dono do produto anunciado) e publicitário (quem faz o anúncio, a propaganda do produto).
TEXTOS LITERÁRIOS

São textos que combinam o padrão estético com os diferentes elementos da língua e que privilegiam a mensagem pela própria mensagem. O autor lança mão de recursos linguísticos para expressar sua imaginação e fantasia na criação de mundos fictícios. Os textos literários buscam nos leitores uma parceria para desvendar os sentimentos, captar os sentidos das coisas não ditas. Esses textos convidam o leitor a compartilhar o jogo da imaginação. Proporcionam o desenvolvimento de um espaço de liberdade da linguagem e permitem que nos deixemos levar pela imaginação, emoção, fantasia. Ao mesmo tempo, são fontes de conhecimento do mundo. Nesse tipo de texto, podemos analisar os elementos utilizados pelo autor para trabalhar a imaginação, brincar com musicalidade das palavras.

Retirado de Apostila da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

8 de abr. de 2009

Páscoa é Vida! VIDA é saúde! Vida escolar é SAÚDE e AMOR!

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.

Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.
Rubem Alves


































































Propostas de Atividades desenvolvidas na semana da Páscoa
Pesquisas Páscoa - dever de casa
Leitura dos deveres de casa
Relatos da semana anterior
Sala de informática
Visita ao blog - Leitura e escrita no editor de recados
Momentos de diálogo e reflexão sobre a Vida.
Leitura de gêneros textuais diversificados pela professora
A história do pão
A origem da Páscoa
O chocolate
Símbolos da Páscoa
Curiosidades
Apesentações
Textos instrucionais na prática
Combinados para as partilhas
Bombom da amizade
Salada de frutas
Validade dos produtos
Desperdício
Cuidados com a higiene do corpo e alimentar
Dia mundial da saúde
Atividades físicas e o alongamento
Produção de textos, leitura, revisão
Partilha do pão e suco de uva na sala
Partilha coletiva na escola "Newton Reis" no pátio escolar
Apresentações coletiva
Comemorando o Dia mundial da saúde no pátio escolar
Partilha com a turma da sala e professores para saudar a Vida.
Orientação: Professora Olívia
Apoio: Professores do rodízio; coordenadoras responsáveis da UE.
Registro fotográfico autorizado pelos responsáveis

7 de abr. de 2009

Rotina da Vida escolar, oração, frase do dia, alongamento, leitura de deveres de casa, leitura compartilhada com a pro.

"Escolhe a melhor maneira de viver; o costume a tornará agradável."
[ Pitágoras ]
*
ROTINA DA VIDA ESCOLAR
com a PRO Olívia
4º A e 4ºD - FAB e 2ºC - NEWTON REIS
*
A nossa oração para agradecer a Deus



Meu anjinho protetor me guardai por todas as noites

e por mais este dia.

Que o meu corpo não seja machucado

e as minhas tarefas saiam bem feitinhas.

Meu anjinho eu te peço

Somente o seu amor

Ao lado dos meus amiguinhos, dos professores e dos meus familiares.

Obrigada Papai do céu

por todos os dias e por mais esse dia.

Amém!

Frases do dia pela pro e pelos alunos
Todos os dias quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor...
Clarice Lispector

*
2º ano C
Professores:
Olívia
Sala de leitura: Cidinha
Informática: Roselice
Coordenadoras: Roseli e Claudia
Acompanhamento CEFAI: Flavia









Alegria no parque - brincadeiras, jogos com a PRO

Compartilhando o clássico universal: O mágico de Oz



Xô preguiça!!!

Corpo Saudável

Leticia Pessoa Andrade - 4º ano D

Seu corpo é saudável?
O meu é porque eu cuido bem do meu corpo, faço alongamento todos os dia maravilhosos que passo com a professora Olívia.
fazemos a nossa oração, fazemos o alongamento,
a leitura dos deveres de casa e compartilhamos a leitura da professora.
Então como estou falando de alongamento, nós temos que fazer a oração.
Peça a Deus que ilumine, que seu corpo não seja machucado.
faça o alongamento, depois vá tomar um banho, um café maravilhoso com coisas gostosas.
Depois do café, brincar e almoçar, tome banho, vá para a escola e quando chegar a hora de educção física faça o alongamento.

*


4º ano A - 4º ano D - Professoras Olívia e Regiane

Arte - Professora Ana Lucia

Ed.Física - Professor Wellington
Coordenadoras - Nilza e Edna




4º ano A



Corpo alegre
Amanda Cristina Cruz dos Santos - 4ºA

Com todo amor se consegue

O que mais quero?

Ruim será sem o alongamento

Poderoso dia alegre.

O corpo fraco não consegue.

Ah tem mais, sem a água nada conseguiríamos.

Linda e transparente para todos nós.

E queremos ter um lindo dia,

Gostoso com os alongamentos.

Rir o dia todo, brincar,

E sem sentir dor.






















4º ano D


A importancia da água para alongar
Yasmim Magalhães Leite - 4º ano D

O alongamento é muito bom para a saúde e para o nosso organismo, sem a água e o alongamento nós não vivemos, podemos ficar doentes.

Então fazer alongamento e tomar água é muito bom para a saúde do corpo humano.






Corpo saudável
Guilherme - 4º ano D

O alongamento é muito bom para o nosso corpo e para a nossa saúde.

Se a gente ficar sem fazer alongamento o nosso corpo não fica saudável, veja uma dicas para o seu corpo ficar saudável.

Depois de acordar faça um alongamento, antes de brincar e antes de fazer qualquer esporte.

Ajude todo mundo fazer alongamento para o nosso corpo ficar saudável.






Arte - Professora Ana Lúcia




Educação Física - Professor Wellington