3 de set. de 2009

Folclore - Produção:GIBI - Aventuras com os personagens o Folclore

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.
(Mahatma Ghandi)
*
EMEF.General Newton Reis - 2º ano C -
Ensino Fundamental I





















Folclore
Pesquisas folclóricas
Relatos das aulas
Diálogo
Leitura dos deveres
Gráfico dos deveres
Leitura compartilhada pela professora
Produção
Lendas produzidas em versos - poemas
Leitura de gibis
Produção de Gibis - Aventuras com os personagens do folclore
Capa - dedicatória - história em quadrinhos - mini biografia - biografia poética
Rascunho - Passar a limpo
Produto final - Confecção de gibi

Independência é ter amor e lutar com dignidade

Independência, liberdade de refletir, ampliar o conhecimento e conquistar um mundo mehor.















"A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo."

[ Nelson Mandela ]




























































Independência ter amor e conquistar os seus objetivos
Independência do Brasil
Sobre o contexto de independencia do Brasil é preciso dizer que ele se insere em meio a uma nova fase política de Portugal, em que ele teve de abrir mão dos altíssimos lucros obtidos através do sistema colonial, para fundar um novo conceito de nação brasileira. devido à fuga da Família Real para o Brasil, que patrocinada pelos ingleses, veio se abrigar no Rio de Janeiro. A Inglaterra foi fundamental nesse processo e financiou a fundação de instituições muito importantes, entre elas, o Banco do Brasil, o Jardim Botânico e a Biblioteca Nacional. Assim, ela começou a ganhar força política e passou a pressionar os portugueses, para que eles abolissem a escravatura e tornassem o Brasil um país independente. O objetivo, era fazer com que o novo país se tornasse seu cliente. Com a partida de D. João VI para Portugal, em 1821, por não haver mais o perigo de Portugal ser invadido por Napoleão Bonaparte, fica no trono brasileiro, seu filho primogênito, D. Pedro I, que pressionado por pressões externas (de Portugal, inclusive) proclama o Brasil, um país independente. Essa pressão, se baseia no fato de as outras nações do continente americano já serem independentes e com isso, além de abrir um novo mercado. Os portugueses também queriam o retorno do herdeiro de seu trono.
Os primeiros países a reconhecerem a independencia do Brasil, foram México e Estados Unidos. Para não sair no prejuízo, os portugueses exigiram que D. Pedro I pagasse uma indenização. A Inglaterra se ofereceu para pagar a tal indenização de 2 milhões de libras esterlinas. Com isso, reconheceu a independencia do novo país e o ganhou como cliente. Nascia assim, a nossa divida externa.



É isso. Beijos.
Luana Alves Soares Professora de História

Gripe Suina - Relatos



"Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo."




*


Relatos 4 A e 4ºD - FAB







Produção de relatos
tema: Gripe A/H1N1



título: "Retorno prolongado - Gripe A"



Relatando...
(Francine – 4ºA)
Quando soube dessa gripe me assustei bastante porque estávamos em férias e eu pensei... Vou ter que ficar longe das minhas amigas e dos meus professores.
Quando cheguei na escola a professora Olívia e Regiane falaram para nós nos cuidarmos e também para trazermos álcool em gel, não emprestarmos materiais e etc.
Estamos tomando os maiores cuidados possíveis e também passou na televisão os pequenos cuidados que podemos tomar, como não emprestar objetos pessoais, evitar abraços, beijinhos e etc.
Aprendi que temos que tomar muito cuidado e também que a gripe suína é muito ruim a quem pegou.
Vamos tomar o maior cuidado possível com essa gripe, ela é muito perigosa, é contagiosa e eu só sei que nunca esquecerei das minhas professoras e dos meus colegas.
*
Relato: A gripe A/H1N1
(Ariel – 4ºA)
A professora Olívia nos ensinou muito a se prevenir contra a gripe suína.
Tudo começou com a volta do recesso que foi adiado por causa da gripe, ela nos explicou e passou várias lições, folhetos, explicações.
Meus colegas trouxeram dever de casa e curiosidades sobre essa gripe, nós do 4ºA tivemos que trazer álcool em gel porque o governo não providenciou isso.
Como a minha pro diz: _ Ainda dependemos de prefeitos e governadores para fazer algumas coisas, por isso é importante lutar, estudar para conquistarmos o melhor.
*
Relato sobre a gripe suína
(Jennifer – 4ºA)
As professoras Olívia e Regiane já alertaram a 4ª série A e a 4ª série D sobre a gripe suína.
Essa gripe é muito perigosa porque ela já matou milhares de pessoas no mundo todo, por isso nós temos de lavar a s mãos, não por nada na boca e várias outras coisas.
Nós não fomos alertados só pela escola, mas pela televisão, rádio, celular e outras coisas.
No primeiro dia da escola a diretora falou para nós não ficarmos se abraçando ou se beijando porque isso é muito perigoso.
*
Relato da gripe A
(Amanda – 4ºA)
A gripe suína é muito perigosa, as minhas professoras Olívia e Regiane estão nos ensinando que nós temos que lavar bem as mãos, utilizar os seus próprios talheres, etc.
Isso porque gripe suína quer dizer gripe do porco, ou seja, pessoas porcas, que não tomam banho todos os dias.
A pro Olívia e a pro Regiane se preocupam muito com a gente, isso é muito bom porque assim nós ficamos mais informados dessa gripe e porque quanto mais nós soubermos é melhor.
Minha professora disse e todos os jornais dizem que essa gripe tem cura e no Brasil as vítimas estão baixando, mas ela tem é que sumir de vez em todos os países, por isso se cuide e não leve na brincadeira, é sério. A minha prima fica brincando com isso, mas é muito sério.
*
Relato sobre a gripe suína
(Bianca – 4ºA)
Na aula de português eu aprendi muita coisa sobre a gripe suína. A pro Olívia deu um monte de alertas para se prevenir dessa doença que matou mais de mil pessoas.
A minha sala trouxe álcool em gel para passar nas mãos, nossa sala teve que emprestar para a outra sala porque a outra sala não trouxe. Por causa da nova gripe não podemos mais emprestar nada e não podemos mais deixar a porta fechada e nem se cumprimentar e fazer contato físico.
A gripe suína não se chama assim porque é a gripe do porco, mas sim a gripe das pessoas porcas, que não têm higiene. Temos que lavar as mãos com água e sabão para manter a higiene.
*
Relato
(Yasmim – 4º D)
Nas aulas de português a pro Olívia ensinou muitas coisas sobre essa nova gripe. Nós fizemos poemas, informações, alertas... e muito mais. A gente fez muitas coisas.
Eu aprendi que essa nova gripe não é suína e sim A/H1N1, essa gripe é muito perigosa, já matou mais de mil pessoas. A gente tem de se cuidar para não pegar essa gripe. Eu fiz uma pesquisa e descobri que não é só pessoas que estão doentes que ficam com a gripe suína, pessoas que não se cuidam ficam com a gripe A/H1N1.
Ela tem o nome de gripe suína porque é gripe de porco, não é bem de porco e sim de pessoas porcas.
A gripe A/H1N1 já chegou ao Brasil, na escola passe álcool em gel nas mãos, é bom a gente passar na mesa.
A pro Olívia falou para a gente tomar muito cuidado e não ficar se pegando com os colegas, ficar de mãos dadas com as colegas. Vamos evitar essa gripe A/H1N1.
*
Relato sobre a gripe suína
(Letícia- 4ºD)
Na aula de português a pro ensinou que compartilhar copos e talheres pode pegar a gripe, a professora falou que deveríamos comprar álcool em gel para proteger as mãos do vírus da gripe e também falou para trazer lenço descartável para caso você tossir colocar na boca ou toalha que deve ser trocada todos os dias. Também falou que quem estiver com muita dor de cabeça não vir a escola.
*
Relato
(Ângela- 4ºD)
Na sala de aula nós aprendemos a valorizar nossa mente e nosso corpo e temos que saber tudo sobre ele porque nosso corpo é muito importante.
Na aula de ciências aprendemos tudo sobre a nova gripe A/H1N1, mais conhecida como gripe suína.
Na escola ficamos sabendo tudo sobre a nova gripe. Aprendemos a se prevenir.
Alguns alunos fizeram pesquisas sobre a nova gripe.
Na mesma aula de ciências, nós aprendemos os sintomas do vírus como:
Febre alta 39º, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta e etc.
A professora Olívia pediu para nós trazermos álcool em gel para passarmos nas mãos. Não podemos se abraçar porque se a pessoa que você abraçou estiver infectada pode transmitir para você.
*
Relato
(Gelso – 4ºD)
Esse ano nós fizemos muitos trabalhos e alguns eram de doenças, como a esquistossomose que é uma doença que se pega em lugares úmidos e a gripe suína que é por objetos contaminados ou com uma pessoa contaminada.
A gente também fez relatos muito importantes como o do empréstimo de livros e também fizemos trabalhos do folclore e a professora Olívia também leu muitos livros como O mágico de Oz e O pequeno príncipe.





Gripe Suina