22 de mar. de 2012

22 de Março, dia Mundial da Água

"Quando a última árvore for cortada

e o último rio envenenado,

você vai perceber que dinheiro não alimenta."

Joyce McLean

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EMEF. General Newton Reis - 2º ano







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EE.Força Aérea Brasileira - 2º ano C









"Quando a Água desaparecer, que será do homem,
que será das coisas, dos verdes, dos bichos"


Mário Quintana




















22 de Março, dia Mundial da Água

Escrita de frases reflexivas

Leitura dos deveres: Pesquisa sobre a Água

Leituras da professora

Os heróis em defesa da Água

O ciclo da Água

Trechos do Almanaque da Água

A Gotinha de Orvalho

Músicas: Leitura; Escrita e Canto

Água Pura

Chora, chora Tietê

Produção de acrósticos: Água

Corpo e mente saudável - Ed.Física


Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar.
Rubem Alves

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Educação Física 2º C- professor Wellington

Movimentos e a importância das partes do corpo

Criança saudável, criança feliz.


Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e

silenciosas metamorfoses
Rubem Alves








A dança do tchu tchue na aula de Educação Física .

As crianças do 2º ano C movimentam as partes do corpo de maneira descontraída aos comando do Pro Wellington. Após a dança, a roda de conversa sobre os movimentos corporais e a importância de cada parte do corpo para movimentá-las. Em seguida a dinâmica de pegar os rabos ( camisetas na cintura); a equipe que pega o maior número ganha a partida. As crianças se empenham com alegria, agilidade e esperteza.




21 de mar. de 2012

Dia mundial da Água

História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


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Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Educação Física - Atenção! Concentração!



A Educação Física numa perspectiva de promoção da saúde objetiva a busca de uma consciência corporal saudável e o desenvolvimento de uma auto-educação permanente em relação à prática de atividades físicas e a um estilo de vida ativo.A aderência e a manutenção dessa prática está relacionada à persistência, ao prazer e a valorização do esforço presentes na meta tarefa.


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2º C - "FAB" - professor Wellington


Atenção!


Concentração!


Consciência Corporal.




Música: Homem Cola







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2º E - Newton Reis - Professor Gleisson




Pedra, papel e tesoura (também chamado popularmente joquempô no Brasil, do japonês じゃんけんぽん, janken-pon) é um jogo de mãos recreativo e simples para duas ou mais pessoas, que não requer equipamentos nem habilidade.
O jogo é frequentemente empregado como método de seleção (como na escolha de equipes para a prática
desportiva, por exemplo), assim como lançar moedas, jogar dados, entre outros. No entanto, diferentemente deste métodos que se baseiam exclusivamente em sorte, pedra-papel-tesoura pode ser jogado com um pouco de habilidade. Principalmente se o jogo se estender por vários turnos com o mesmo jogador, este pode reconhecer e explorar a lógica do comportamento do adversário.


Regras
Cada um dos três sinais básicos (da esquerda para a direita: pedra, papel e tesoura).
No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a
mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:
Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
Tesoura ganha do papel (cortando-o).
Papel ganha da pedra (embrulhando-a).
A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois
dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar.







20 de mar. de 2012

Ler é bom demais!!!

“A literatura melhor é a que as crianças lêem com prazer”.

Cecília Meireles

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Coleção Estrelinha - Sonia Junqueira

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Ler e contar a história para os colegas

2ºE - "Newton Reis"

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Proposta de trabalho na sala de leitura com a professora Elis Regina


















Pro Elis Regina - Orientadora da Sala de Leitura - "Newton Reis"

Ler é bom demais!!!

Proposta de trabalho da professora Elis Regina

Leitura da coleção estrelinha

Apresentação dos leitores

Leitura dos livros

Contando a história para a turma


SONIA JUNQUEIRA
Natural de Três Corações, MG, Sonia Junqueira hoje mora em Belo Horizonte, depois de ter vivido quase duas décadas em São Paulo. Formada em Letras pela UFMG, foi professora de português e de teoria da literatura, mas abandonou o magistério para trabalhar na Abril Educação editando livros didáticos e fascículos. Trabalhou também na Atual, como editora de literatura juvenil e de livros paradidáticos. De 1992 a 2004 foi editora de literatura infantil, juvenil e de paradidáticos da Formato, em Belo Horizonte.Escreveu livros didáticos de português para o ensino fundamental e estreou na literatura infantil com a coleção Estrelinha, com a qual ganhou o Prêmio Jonnart Moutinho Ribeiro, da CBL, como autora revelação de literatura infantil. Como autora, publicou dezenas de livros, muitos deles premiados.Hoje, Sonia tem seu próprio escritório editorial e trabalha como editora free-lancer na área de literatura infantil e infanto-juvenil.