24 de mar. de 2013

Coelhinhos - produção de acrósticos

A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
Clarice lispector



Pesquisar; ler; reler, refletir; dialogar; escrever; reler; revisar; reescrever; ilustrar...
3º ano E



"Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena - e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo."
(Monteiro Lobato)




Curiosidades
Os coelhos não são roedores, são lagomorfos.

Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.

Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.

O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias. O coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida).

O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.

Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.

Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.

Decorrente de seu ciclamento, os coelhos tem normalmente 2 cios por mês; onde depois de um período de 11(onze) dias apta a reprodução, sem fecundação há dois dias de esterilidade, sendo este o único intervalo entre seus períodos reprodutivos.

Na série de jogos eletrônicos Sonic the Hedgehog, a personagem Cream é uma coelha.   Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coelho#Curiosidades

Nenhum comentário: