8 de jul. de 2008

Hei você que é gente!
(Olívia Cardoso)
Hei você que lutou e não se deixou manipular,
Você que leu, refletiu e se preocupou.
Você que lutou, acreditou e apoiou...
Você que pensou na nova geração...
E mesmo você que vendou os olhos... E o braço cruzou...
Você meu PAI, minha MÃE, meus FILHOS, ALUNOS, AMIGOS-IRMÃOS...
Parabéns, parabéns!!!
Agiu com cidadania, lecionou nas ruas a importância de ser gente, ser trabalhador.
E mesmo você que não leu, não viu e nem mesmo sentiu.
O sabor de saber a valorização de um ser
Um ser que só deseja caminhar com dignidade
Um ser que acredita na construção de um mundo melhor
Na formação de seres que opinam, participam e lutam.
Não se acomodam diante da repressão, das injustiças.
Hoje retornamos às aulas, cabeça erguida e mais amor no coração.
Pois estivemos juntos, unidos, choramos e sorrimos.
Vitórias, pequenas conquistas, porém são CONQUISTAS de respeito e valorização.
Hei você que é gente! E mesmo assim não acreditou e nem apoio
Ainda há tempo de acordar e sentir
O sabor de um saber que só se conquista na luta, na luta de gente que ama.
E vive para VIVER!

"A vida não é uma vela curta para mim.
É um tipo de tocha esplêndida a qual estou segurado pelo momento, e quero fazer com que ela queime tão brilhantemente quanto possível antes de passá-la para as próximas gerações."
(George Bernard Shaw
)

















ESCOLA ESTADUAL FORÇA AÉREA BRASILEIRA
PROPOSTA DE ATIVIDADES
LEITURA COMPARTILHADA: LITERATURA DE CORDEL
BRANCA DE NEVE
ATIVIDADE ORAL: DESAFIOS - CORDEL
DIÁLOGO SOBRE O RETORNO DA GREVE DIA 07-07-2008
LEITURA COLETIVA: GENTE TEM SOBRENOME
DESTAQUE DE PALAVRAS – SÍLABAS DAS PALAVRAS
CIDADÃO – DEMOCRACIA – REFLEXÃO
EXERCÍCIO DA CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES
VALORIZAÇÃO – RESPEITO - DIGNIDADE
PRODUÇÃO: TEMA – CIDADANIA
TÍTULO: ESCOLHA LIVRE
LEITURA, REVISÃO, PASSAR A LIMPO, ILUSTRAR.
REGISTRO FOTOGRÁFICO AUTORIZADO PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
ALUNOS: 2º ANO B – PRO OLÍVIA

O CIDADÃO MERECE COMPAIXÃO
(Ranierika Caldas dos Reis)
Eu sou cidadã e vou ser uma cidadã com amor.
Vou ser uma trabalhadora com muita alegria e sabedoria.
Minha professora me ensina a respeitar os cidadãos.
Quando eu crescer serei uma professora e vou trabalhar com paixão.
Cuide da nossa cidadania.
*

A NOSSA CIDADANIA
(Vinícius Ermiro)
Um dia nesse mundo existirá alguém que zele pela educação.
Minha PRO fez a greve para nos ajudar.
Não vote no Serra, ele não ama a educação.
A nossa cidadania é importante!
Eu escrevo, leio e quero ser um cidadão.
Todos tendo o direito à saúde, moradia, segurança e educação.
*

SER CIDADÃ DO AMOR
(Nathaly Benício Lima dos Santos)
Ser cidadã é cuidar dos seus direitos.
Ser cidadã é não abaixar a cabeça a esse governador, lutar por seus direitos e ter amor no coração.
Eu sou cidadã e luto pelos meus direitos.
Lutar pelo mundo melhor.
Eu vou ser cidadã!
*

CIDADÃ
(Sara Fernandes)
Sou cidadã, sou filha de uma trabalhadora.
O nome da minha mãe é Leia e o nome do meu pai é Luciano.
Ser cidadã é ser educado e obediente.
Cidadã é ser gente.
Ser cidadão é lutar por uma vida melhor.
*

EU VOU SER CIDADÃ
(Julia Franco Antunes)
A minha professora está lutando para a cidadania de todos.
Quero ser como ela quando eu crescer, lutar para a cidadania.
Eu vou ser cidadã para lutar, fazer esforço para conseguir ser uma cidadã de valor e respeito.
*







Hora de retornar!
Conquistas, pequenas, porém são CONQUISTAS!
Todos poderão saborear o sabor de um saber que se conquista através da união e participação.
Reposição das aulas com energia, amor e muito compromisso, por um Ensino de qualidade.









FOTOGRAFEI
(Olívia Cardoso)
Fotografei a preocupação que brilhava em seus olhos.
A saudade batendo no seu peito, no meu também.
Você amiga que tem compromisso com os seus alunos e a sua família.
Senti a dor do desrespeito, principalmente dos que estão no dia-a-dia ao nosso lado.
Senti uma tristeza enorme ao pensar naqueles que se negam a enxergar, na falta de apoio, na coragem de ser tão desumano.
De repente me tranquilizei ao sentir que ali estávamos, lutando por um ensino melhor, pela valorização e respeito...
E fotografei, fotografei a todos que são gente de compromisso, de valor e só desejam um mundo melhor...
A minha amiga Portela e a todos e todas que sentiram o sabor de um saber que só conquista através da união de um povo que merece respeito e valorização.






Obrigada a todos que estiveram juntos conosco, nos apoiaram, Pais, alunos, professores que lutaram pela valorização e respeito e só retornaram por conta de professores eventuais que retornaram e assinaram ao ponto, mesmo sem aluno para lecionar.














Nenhum comentário: